Wikia

Amerindios Wiki

Página inicial

23páginas
nesta wikia
Falar2
IMG 1548.JPG

Seja Bem-Vindo à Ameríndios Wiki
Editar

Espaço wiki para a disponibilização de informações relativas aos povos ameríndios no Brasil.



Políticos e grandes proprietários se articulam para barrar demarcações das terras indígenas e quilombolas no RSEditar

Nesta quinta-feira (13) setores articulados contra a demarcação das terras indígenas e quilombolas no estado do Rio Grande do Sul se reuniram na Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa do Estado para discutir formas de barrar os processos de demarcação de terras indígenas e quilombolas em andamento. Estiveram presentes na reunião requerida pelo deputado Jerônimo Goergen (PP) e presidida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB) representantes da Secretaria Estadual da Agricultura, da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), do Ministério Público Estadual, (MP-RS) da Associação Rural de Bagé, além de prefeitos e grandes e médios proprietários rurais de diferentes regiões do estado.

Representando a FARSUL, o filósofo Denis Rosenfield, membro do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, questionou a autenticidade dos coletivos indígenas e quilombolas, bem como a legitimidade de seus direitos constitucionalmente reconhecidos à terra. O filósofo afirmou ainda que os índios que vivem no espaço urbano estão todos aculturados e que não desejam “voltar ao estágio primitivo pré-cabral”. Segundo Rosenfield é necessário que haja uma “integração e aculturação destas populações com o objetivo de torná-las cidadãos plenos e não falsas comunidades primitivas”. Leia Mais.


Anti-indigenismo midiático: a arte de cultivar racismo e limpezas étnicasEditar

por Luiz Gustavo Souza Pradella, Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do SulEditar

Nas últimas semanas os brasileiros puderam acompanhar a explicitação de discursos anti-indígenas em diversos meios de comunicação de grande circulação. O que teria motivado estes ataques sumários contra índios e quilombolas, e os antropólogos envolvidos em processos demarcatórios conforme os direitos constitucionais destes coletivos? A explicitação de tais posições de difamação da perseguição às populações tradicionais os jornais Estado de São Paulo, Zero Hora, Correio do Povo, e a revista Veja levam para um novo patamar o anti-indigenismo no Brasil, fazendo com que nos perguntemos: quais são os interesses que dissimuladamente defendem?. Leia Mais.

Guarani de Santa Catarina responde à Revista VejaEditar

É lamentável, após tantos anos de luta para conquista e respeito ao direito indígena, me deparar com uma reportagem tendenciosa, preconceituosa.

Os Srs. Leonardo Coutinho e Igor Paulin e a Sra. Julia de Medeiros ao reportarem a situação da etnia guarani, principalmente na região da grande Florianópolis, cometeram um erro básico na construção de uma reportagem investigativa – verificar a idoneidade e a legitimidade da fonte de informações.

O Sr. Milton Moreira não representa a comunidade guarani de Santa Catarina e por opção vive fora das comunidades indígenas, estabelecendo uma forte relação com um não-indígena empresário local, que tentou de várias formas deslocar a comunidade do Morro dos Cavalos no município de Palhoça para atender interesses econômicos próprios. Leia Mais.

A monocultura da Celulose se volta novamente contra os índios guarani no sul do paísEditar

No Brasil o modelo de desenvolvimento político e econômico de interesse de empresários e parlamentares tem se mostrado incompatível com o respeito à diversidade cultural e o reconhecimento dos direitos originários das populações tradicionais aos seus territórios e especificidades. Leia Mais.

Kaingang retomam Morro SantanaEditar

Família kaingang ocupa Morro Santana sob atenção de ação truculenta da polícia federal e da brigada militar.

Leia mais.


Latest activityEditar

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória